O
Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações - SEM Barreiras - foi
criado como canal de diálogo com o Governo Federal, para tratar de medidas externas que
dificultam o acesso de exportações brasileiras aos mercados internacionais. O sistema permite
acompanhar, de forma transparente, as ações adotadas pelo Governo para eliminação dessas medidas
ou redução dos seus efeitos.
Conecte o certificado digital correspondente ao CNPJ da empresa ou entidade reclamante.
Clique em “Cadastro” e preencha todos os campos do formulário com o máximo de informações possível.
No campo responsável técnico, é possível inserir um ou mais CPF, os quais passarão a ter acesso a todas as informações da empresa no sistema.
Obs.: Os CPF cadastrados terão acesso automático às informações e processos da empresa quando realizarem o login com a certificação digital correspondente ao CPF.
Aviso!
ATENÇÃO: o acesso ao SEM Barreiras mudou!
Agora, o certificado digital é exigido apenas do responsável pelo CNPJ no cadastramento: (a) da empresa/associação ou (b) dos colaboradores/delegados.
Os usuários pessoa física poderão acessar o sistema à partir de CPF e senha cadastrados em: https://acesso.gov.br.
1. O SEM Barreiras utiliza tecnologias de segurança em razão das quais recomenda-se usar os seguintes navegadores:
Mozilla Firefox versão 68.0
Google Chrome versão 76.0
Microsoft Edge versão 44
Microsoft Internet Explorer versão 11
Obs.: Caso identifique alguma incompatibilidade com versões posteriores dos navegadores acima, favor contatar nossa equipe técnica conforme dados do item "3" abaixo.
2. Para cadastramento de CNPJ no sistema é requerido o uso de certificado digital válido. Assim, faz-se necessária a instalação da cadeia ICP Brasil conforme explicado no Tutorial de Instalação.
Em caso de dificuldades técnicas, contate nossa equipe: